A refrigeração faz parte do dia a dia das empresas principalmente em indústrias de alimentos, agronegócio e medicamentos onde está diretamente ligada ao Core Business da companhia. Ter um sistema de refrigeração eficiente e de implantação economicamente viável é desafio comum em um mercado cada vez mais competitivo.
Iniciar uma nova demanda de refrigeração envolve alguns passos importantes para garantir um projeto bem-sucedido. Aqui estão os passos iniciais que você pode seguir:
4. Seleção do tipo de sistema: Algumas aplicações vão restringir as possibilidades de sistemas de refrigeração mas na maioria dos casos uma ampla gama de possibilidadades pode atender a aplicação, todavia não com os mesmos resultados.
Por exemplo: Para uma aplicação de câmara frigorífica de baixa temperatura a -25°C existem diversas opções de sistemas:
- Simples Estágio
- Duplo estágio
- Booster
- Cascata
- Sub-resfriado
- Expansão direta
- Sistema inundado (Comum em aplicações de NH³)
- Fluido intermediário (Tifoxit / CO²)
Ainda para este mesmo exemplo de sistema há diversas alternativas de sistemas de compressão:
- Parafuso (Aberto / semi-hermético)
- Alternativo (Semi-hermético / Hermético)
- Scroll
Os fabricantes tendem a defender soluções onde sabem que são mais competitivos mas que não necessariamente trarão a melhor relação de custo benefício para o cliente. São valorizadas características específicas mas que muitas vezes não serão traduzidas em benefícios para sua aplicação. Contar com uma análise especializada das opções permite ao cliente Projecold escolher o que efetivamente traz benefício.
5. Análise de COP: Coeficiente de Performance ou COP é o número objetivo que indica a eficiência da instalação. Ele é a relação entre a Capacidade de refrigeração fornecida em kW pela energia consumida também em kW, portanto é adimensional. O objetivo é sempre entregar a melhor relação possível. Este número vai indicar o quão eficiente é uma instalação em relação a outra. A Projecold faz a análise de COP de instalações e compara com as opções disponíveis para cada projeto para orientação de qual terá a melhor entrega de eficiência para sua aplicação.
Lembre-se de que a complexidade do projeto pode variar dependendo do tamanho e da aplicação da demanda de refrigeração. Contar com a orientação de um profissional de engenharia de refrigeração é fundamental para fazer o melhor negócio para sua empresa.